Jogos de origem africana

Os jogos africanos, em sua maioria, exigem raciocício e estratégia. Retratam, ludicamente, atividades naturais das tribos como o plantio e a colheita, caça e pesca, entre outros. Descobertas arqueológicas comprovam a existência de alguns jogos à milhares de anos.

Mancala
É uma designação comum a mais de uma centena de jogos de tabuleiro originários da África. O jogo existia, já, no antigo Egito, cerca de 1580 a.C., podendo observar-se tabuleiros de pedra esculpidos em diversos monumentos. A palavra mancala vem do árabe mangala, mingala ou magala e do verbo naqala, significando mover, deslocar. Nela reside toda a essência do jogo. Diz-se que o jogo tem também um significado espiritual; era jogado depois da morte de uma pessoa, para alegrar o espírito do morto antes de ser enterrado. Famílias antigas guardavam as estratégias com um segredo que eram passadas de geração a geração.

                                                                        JOGAR

Objetivo
O objetivo de jogos de Mancala normalmente é capturar mais sementes do que o oponente; No começo da vez de um jogador, selecionam uma cavidade com sementes que será semeada no tabuleiro. O jogo é normalmente jogado num tabuleiro, com duas filas de buracos de cada lado e um buraco maior à direita de cada jogador, o seu "mancala". As peças usadas neste jogo são "sementes", todas iguais. O objectivo do jogo é, fundamentalmente, conseguir colocar mais peças no buraco maior (depósito) que o adversário. Os jogadores alternam a fazer movimentos. O movimento "base" do jogo é pegar nas sementes que se encontram numa das casas do seu lado e distribuí-las pelas casas ao lado, no sentido anti-horário. Se passar pelo seu depósito, coloca lá uma peça; caso seja o do adversário, não. 


 Shisima
Jogado pelas crianças da parte ocidental do Quênia. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer "extensão de água"; eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d’água. As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.

Objetivo
Cada jogador recebe 3 peças ( de mesma cor). O objetivo do jogo é posicioná-las em linha reta.



Além destes, exitem diversos outros jogos que exercitam o raciocício. Divirta-se.